Como pedir o cartão cidadão?

O Cartão Cidadão é indispensável para qualquer trabalhador brasileiro que tenha algum benefício do INSS para receber, portanto, é importante que você providencie o seu. Para isso, você deve saber qual procedimento seguir. Neste artigo, você vai aprender como pedir o seu Cartão Cidadão, o que ele é, e para que ele serve. Confira. O Cartão Cidadão consiste em uma ferramenta que irá facilitar o seu acesso aos benefícios sociais e trabalhistas oferecidos pelo Governo brasileiro.

cartao-cidadao-como-pedir-o-cartao-cidadao
cartao-cidadao-como-pedir-o-cartao-cidadao

Sua utilização pode ser feita em qualquer canal de pagamento autorizado pela Caixa Econômica Federal, presente em todas as cidades do país. Veja abaixo quem tem direito ao Cartão Cidadão:

  • Cidadãos que possuam FGTS provisionado;
  • Cidadãos que possuam rendimentos do PIS a receber;
  • Cidadãos que possuam rendimentos de Abono Salarial a receber;
  • Cidadãos que estejam recebendo parcelas do Seguro Desemprego.

Para que serve o Cartão Cidadão?

O Cartão Cidadão é indispensável para qualquer cidadão que atue de forma formal no território brasileiro, ou seja, todo aquele que trabalha com carteira assinada no país, deve solicitar o seu. Ele será utilizado para:

  • Consultar o saldo do seu FGTS;
  • Consultar o extrato do seu FGTS;
  • Consultar o saldo de cotas do PIS;
  • Consultar o saldo de rendimentos do PIS;
  • Recebimento de valores de programas sociais, como o Bolsa Família;
  • Recebimento do Abono Salarial;
  • Recebimento do Seguro Desemprego.

Nos dois últimos casos, o uso do cartao não é obrigatório, já que os serviços relacionados ao Abono Salarial e ao Seguro Desemprego podem ser realizados diretamente através do site da Caixa Econômica Federal, embora o uso do cartao facilite e agilize o processo.

Com ele, é possível sacar o valor dos benefícios com praticidade, nos pontos e terminais de atendimento da Caixa, em Casas Lotéricas, nas Agências da Caixa e nos correspondentes Caixa Aqui.

E lembre-se, toda vez que o cidadão tem algum benefício disponível a ser recebido, o valor cai de forma automática no cartão.

Se você não possuir nenhum benefício social ou trabalhista que é pago pela Caixa Econômica Federal, não poderá fazer a solicitação desse cartao.

Além disso, se você já tiver algum cartao vinculado ao recebimento de algum benefício social, também não precisa solicitar esse cartao.

Senha Cidadão

O Cartão Cidadão deve ser habilitado pela senha cidadão, para que seja possível receber os benefícios sociais e trabalhistas que são pagos pela Caixa Econômica Federal.

Para solicitar a sua senha cidadão, você deverá ligar para o canal Caixa Cidadão, no telefone 0800 726 0207, e posteriormente ir até uma Casa Lotérica portando um documento de identificação oficial com foto. Sem a habilitação da senha cidadão, você não poderá usar o cartao.

Como solicitar o Cartão Cidadão?

Agora que você já sabe o que é e para que serve o Cartão Cidadão, está ciente da importância dele para que você possa receber os benefícios sociais e trabalhistas pelos quais eventualmente você tenha direito, vamos explicar o que você deve fazer para solicitar o seu cartão.

Em primeiro lugar, caso alguém solicite o pagamento de algum valor pelo seu cartão, não pague e denuncie, porque ele é gratuito. Você pode solicitar o seu de 2 formas:

  • Presencialmente, em qualquer agência da Caixa Econômica Federal;
  • Através do telefone 0800 726 0207.
  • Acesse esse link para maiores informações

Para fazer a solicitação, não importa a forma escolhida, você vai precisar do número de seu PIS. Neste artigo você aprendeu como solicitar o seu Cartão Cidadão e qual a importância do mesmo. Não deixe para a última hora, e solicite já o seu.

Se gostou desse artigo, e quiser ver mais dicas como essa, confira nossas postagens anteriores.